segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

ESCOLA ANANETE CONTRIBUINDO PARA FORMAÇÃO DO CIDADÃO


ESCOLA ANANETE CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO

Luiz Vieira (Diretor)

A Constituição de 1988 representa um marco para sociedade brasileira, portanto a cidadania é definida como um dos princípios básicos da vida, onde o cidadão tenha o poder e possa de exercer seu papel na construção da democracia social. As instituições, como escola, e os principais atores da sociedade precisam estar comprometidos com a formação do cidadão. Entregam toda responsabilidade na escola, mas, as condições que são repassadas para educação é uma miséria, os profissionais que ali trabalham precisam fazer 40 h semanais para ter um padrão de vida instável na sociedade, os mesmos tem que se deslocar de uma instituição para outra, no entanto, uma destas instituições será afetada.

O meu ponto de vista é que o professor tem que trabalhar 40 h sim, com salários dignos em uma só instituição, com isso estará tendo mais tempo para dedicar na formação dos educandos.

A formação cidadã deveria ser uma das preocupações primordiais da escola. Moacir Gadotti (2001) define a cidadania como a consciência de direitos e deveres da democracia e defende uma escola cidadã como a realização de uma escola pública e popular cada vez mais comprometida com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Com isso, a escola deve promover um ensino de qualidade, no intuito de formar cidadãos críticos, livres, conscientes, democráticos e participativos.

A escola precisa então, rever seus conceitos, repensar a formação de seu alunado, ajudando-o a tomar rumo para idealização de sua própria vida, com isso, a população adquirem seus valores na emancipação humana e na vontade democrática.


Um comentário:

  1. PARABÉNS A ESCOLA ANANETE E TODO O CORPO DOSCENTE,PELOS TRABALHOS REALIZADOS.
    MAYLSON FREITAS

    ResponderExcluir