Percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos
do ato de ler. Aspectos como computadores, videogames, TV, o acesso restrito a leitura
no núcleo familiar, e a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse para leitura e
por conseqüência dificuldades marcantes que sentimos na escola: vocabulário precário,
reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, poucas produções
significativas dos alunos, conhecimentos restritos aos conteúdos escolares.
Faz-se entanto necessário que a escola busque resgatar o valor da leitura, como
ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania.
A leitura nunca se fez tão necessária nos bancos escolares. De um lado há o
aumento nas fontes de pesquisa e uma crescente preferência pelo construtivismo. De
outro lado, vemos a grande dificuldade de nossos alunos em compreender questões
eliminatórias no vestibular onde só se obtêm êxito quem tiver por hábito se atualizar
através de jornais, revistas e livros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário