quinta-feira, 29 de março de 2012

GRÊMIO ESTUDANTIL E SUA IMPORTÂNCIA

A importância do Grêmio Estudantil para escola é que o mesmo ensina um jeito diferente de fazer democracia com responsabilidade, para os alunos é uma coisa nova que poderá mudar o futuro num contexto escolar e social, mas é preciso manter uma parceria com a escola para que não haja conflitos, todas ações tem a aprovação ou não da direção, mesmo com seu próprio estatuto, mas, o que prevalece é o regimento escolar. É importante manter a parceria com a escola para que o mesmo fique mais forte a cada ano.
O grêmio também tem um papel de facilitar a comunicação entre escola e alunos, com isso, torna o ambiente escolar mais saudável e harmonioso, em meio isso tudo surge ideias de aprendizados dentro da escola, quem ganha é toda comunidade escolar, isso leva a um pensamento social para os estudantes, isso faz com que, o aluno construa sua forma de pensar na busca de sua formação, querendo assim, melhorar o convívio social com seus pais e sociedade.
Mas se falando do GERA (grêmio estudantil Reage Ananete), só foi e está sendo possível porque direção e coordenação tenhe um pensamento voltado a formação do cidadão, nós da Ananete devemos abraçar este momento, com isso seremos cidadãos críticos na busca de seus direitos.

E SE VOCÊ NASCESSE VELHO, COMO SERIA?

O Brasil está mais triste sem perspectivas de risos e alegrias, para muitos "Ele" foi um dos fenômenos inrreptíveis do país. Infelizmente para ele o ciclo da vida se foi, e nós perdemos um dos maores humorista do mundo, e, porque não dizer o melhor comediante do mundo. Como nordestino que era, conseguiu mostrar em seu homor a dignidade de um povo sofrido e batalhador , mas acima de tudo capaz.
veja a crônica:
A REINVENÇÃO DA VIDA

Eu queria que as pessoas nascessem velhas e morressem crianças. Pensem bem: o homem quando resolve viver, e quando tem tempo para isso, já está no fim da vida - careca, barrigudo, sem a menor disposição para nada. Por isso é que seria uma boa o homem nascer velho e morrer criança. NAscia com 80 anos e ia ficando moço até morrer na infância.

Nascer velho. As amigas conversando: Nasceu meu filho. Perfeitinho, 80 anos, 75 quilos, 1,80 de altura. E como vai se chamar? Ah, eu tinha escolhido Luis Antônio, mas ele mesmo foi ao cartório e se registrou: Aroldo.
Aí vinha outra: Não está lindo meu filho? Mas, peraí, de calcinha e sutiã? É que eu esperava menina e tal..

E quando chegasse uma visita, a mãe chamaria: Venham ver, hoje ele deu a primeira tossida. “Tosse aí para a moça ver”. Como todo bom velhinho, você nasceria com o direito a ser neurastênico e ranzinza. Nos berçários, filas de cadeiras de balanço com os velhinhos pigarreando sob cuidados de geriatras, se queixando das doenças de recém-nascido.

Mas nada faria mal porque todo mal já estaria feito. Você só iria melhorando a cada dia. Os anos e as semanas caminhariam para trás. Sexta, quinta, quarta, terça, segunda-feira virava sábado. Quer coisa melhor? E se a vida corresse para trás, tudo seria mais fascinante. Acordei com uma ressaca tão grande hoje. Estou imaginando o pileque que eu vou tomar de noite. Se nascesse com 80 anos, você aos 60 casaria. E aí? Uma desvantagem: casava com uma velha.

Mas é preciso não esquecer que com o correr do tempo a sua mulher ia ficando cada dia melhor. Mais moça, até ficar viçosa e se transformar num ‘pancadão’ de mulher aos 20 anos.

E vocês, depois do casamento, ficariam noivos e depois de noivos seriam namorados, até chegar ao amor infantil, puro e desinteressado. O amor de duas crianças apagando das árvores os corações entrelaçados. Você nasceria rico, aposentado e sábio. Na sua profissão você seria um gênio. Ganharia cada vez menos até chegar à faculdade para ir desaprendendo. E ficava mais ingênuo, mais burro e mais puro. No fim da vida, você teria a pureza absoluta. Andar de bicicleta, nadar pelado no rio, trepar em árvores, soltar barquinho de papel nas enxurradas. A bola, a pipa o chiqueirinho, o boneco de pano. Do chiqueirinho para o berço, o chocalho e pararia de chorar.

E com o tempo correndo para trás, a humanidade regrediria dos séculos . Colombo e Cabral, de marcha ré, ‘desdescobriram’ o novo mundo. Chegaríamos a ‘desinvenção’ da roda e o desconhecimento do fogo até o último homem, o último primeiro, quando entra um Deus pegando nas mãos, ao invés de soprar, inspiraria o homem outra vez para dentro de si.

(Chico Anysio)

Alguns personagens:




sexta-feira, 23 de março de 2012

P.S.E na ESCOLA ANANETE

Na tarde do dia 20/03 e na manhã 21/03 a equipe do P.S.E (programa saúde na escola) estiveram na Escola Ananete, o bjetivo foi orientar os educandos através de palestras sobre saúde bucal no momento foi feito aplicação de fluor e mostrado a forma correta de como escovar os dentes.
Segundo a Drª Vânia o trabalho preventivo e a melhor maneira de se combater a cárie, mas, percebe-se que é necessário que haja com urgência o tratamento em vários alunos, ainda ela, as crianças do horário da manhã estão no momento certo da prevenção, já os alunos da tarde além do trabalho preventivo é preciso fazer o tratamento, além da Drª Vânia também esteve o Dr Junior e dois enfermeiros.
Irei fazer o possível para que seja salvo vários sorrisos, o aluno precisa está bem e não constrangido, portanto deve haver um comprometimento das secretarias "educação e saúde" para que o programa funcione de maneira correta e a todo vapor. ( a direção)

Fotos do evento:









quarta-feira, 14 de março de 2012

FORMAR OS PAIS É META DA ESCOLA ANANETE

Como foi divulgado na tarde do dia 12/03 a Escola Ananete promoveu o encontro com os pais.
A 1ª Formação de Pais veio com intuito de orientar os pais dos direitos e deveres com a escola, com isso, a escola espera que os pais acompanhe a vida escolar dos seus filhos no dia a dia, que saibam exercer seu verdadeiro papel na comunidade escolar, assim, escola e comunidade estarão colhendo juntos o fruto do conhecimento.
Quase 200 pais se fizeram presente no evento e de acordo com o cronograma este número de pais foram divididos em 4 salas de aula, todas as salas equipadas com recursos tecnológicos apoiando os professores no uso do material, com intuito, dos pais assimilarem os conteúdos de forma clara e objetiva, os trabalhos foram ministrados pelos professores, coordenadores e direção.
O evento foi abrilhantado com dinâmicas, peça teatral realizada pelos os alunos e uma palestra com tema Direitos e Deveres dos Pais com a Escola ministrada pelo membro do conselho tutelar Marcio Martins. O encerramento ficou por conta da apresentação do Grupo de Capoeira Unidos Pela Paz da própria escola e do grupo Sertão Cultural apoiado pela Visão Mundial Canapi.
Foi uma tarde muito importante para toda comunidade escolar onde puderam discutir assuntos de grande importância, e ainda levar dentro de cada um a certeza que escola e família devem caminharem juntas na formação de uma comunidade sólida, é a escola e pais de mãos dadas na formação dos educandos.
Obs: segue imagens do evento:




















sexta-feira, 9 de março de 2012

FORMAÇÃO DE PAIS- CRONOGRAMA

A Escola Ananete promove nesta segunda-feira 12/03 o 1º Encontro de Formação de Pais, o objetivo é formar os pais para que eles conheçam seus direitos e deveres diante da escola.
Segue anexo o cronograma do encontro.

Obs: em breve mais arquivo do evento.

quarta-feira, 7 de março de 2012

SEXUALIDADE: É ASSUNTO NA ESCOLA ANANETE

A Escola Ananete recebeu na tarde desta terça-feira 06/03 a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, onde a mesma promoveu uma palestra sobre sexualidade, puberdade e DSTS.
A palestra foi ministrada pela Drª Karla em todas as turmas de 6º ao 9º ano com intuito de informar aos jovens e adolescentes sobre as mudanças do seu corpo e os tipos de doenças sexualmente transmissíveis, durante toda palestra percebeu-se o grande tabú que ainda existe entre pais e filhos, além da Drª Karla, a equipe era composta de enfermeiras e agentes de saúde que auxiliaram todo trabalho que estava sendo realizado.
A direção da escola entrou em contato com o secretário de sáude para que fosse feito também um trabalho odontológico com os alunos da referida escola, o secretário se comprometeu com o assunto e afirmou que estaria adiantando 300 kits odontológico para a instituição.
A Escola Ananete vem buscando parcerias com diversas instituições no intuito de melhoria na aprendizagem e o bem estar dos seus discentes.
Seja mais um Parceiro desta instituição!
Segue fotos do evento:








segunda-feira, 5 de março de 2012

A MULHER E SUA IMPORTÂNCIA NA SOCIEDADE

A Escola Ananete presta sua homenagem a mulher e em especial as que fazem a Ananete.
As mulheres se tornam cada vez mais poderosas,mais alfabetizadas e, por isso, menos vulneráveis a força bruta masculina que durante muito tempo traçou o destino de tantas famílias de baixa renda no Brasil. Hoje, torna-se explicita as conquistas em amplitude mundial, portanto, estão mais ativas em suas decisões, ressaltamos a importância da mulher na sociedade a ponto de alguns paises serem comandados por elas que o caso do nosso.
Mas a violência doméstica é uma realidade no Brasil, mulheres negras sofrem discriminação, mas nenhuma dessas questões, isoladamente, resume a mulher brasileira, e isso também é um fato. A nova mulher brasileira é a locomotiva que move a própria comunidade, ela arrasta seus filhos em direção a educação por que sabe que só educados eles terão mais chances do que ela mesma teve até aqui.
Mas a mulher não desiste de lutar pelo seu crescimento, o 8 de março não é apenas marcado como uma data comemorativa, mas um dia para se firmarem discussões que visem a diminuição do preconceito, onde são discutidos assuntos que tratam da importância do papel da mulher diante da sociedade, trazendo sua própria importância para uma vida mais justa em todo o mundo.
Não justifica tais atitudes machista tomadas pela classe masculina, a essência gregária do ser humano impõe o estabelecimento das pessoas em sociedade ou grupos sociais,que se experimentam na convivência e na interação, num processo em que papeis específicos são cada vez mais raro. Ao longo dos milhares de anos, as sucessivas civilizações do planeta mantêm arraigados os hábitos, tabus e culturas de dominação masculina, justificada na força e num absurdo e estapafúrdio conceito de supremacia, portanto, devemos respeitar e tirar o chapéu para todas as mulheres, onde são símbolos de lutas e de conquistas em toda esfera.
Viva a mulher brasileira. (a direção)

fonte revista isto é/jan 2012.

Segue anexo de mulheres que passaram e passam por a Escola Ananete.