domingo, 25 de dezembro de 2011

CONCLUINTES 2011/ com KARISMA

A Escola Ananete faz acontecer um feitio inédito para a comunidade.
Com o apoio de Vereador Aluisio Basilio a escola consegue trazer para toda a comunidade a BANDA KARISMA, coisa ja mais vista nesta região é um presente de final de ano. no dia do baile dos concluintes. Feliz Natal e um prospero ano novo.


segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

PRESIDENTE (GERA)

O ponto de vista do Presidente do Grêmio Estudantil.
Confira o texto:

A CRISE DOS MINISTÉRIOS E A COPA DO MUNDO NO BRASIL, O QUE TEM HAVER UM COM O OUTRO?

Comento sobre estes fatos e inicio sobre a crise dos ministérios um dos mais importantes nesta discução é o caso do Ministro dos Esportes o Sr. Orlando Silva, onde comentários era o homem de linha de frente do governo para manter a copa com uma bela imagem, aqui para nós," foi quase o fim da imagem da copa".
Entre um ministério e outro surge a polêmica do Ministério dos Transporte, como que vai ter uma copa se os transportes públicos vivem em uma total precariedade?, imaginem, se em um jogo do campeonato brasileiro os próprios ficam lotados, já pensou na copa como será?.
Em meio a tantas coisas, quando menos se espera, o Ministro do Trabalho, onde "ele" deveria defender o trabalhador brasileiro onde os quais não podem pagar o ingresso no valor estipulado, o mesmo é acusado de desviar recursos e ainda diz que não sai nem a bala, pode isto está acontecendo em pleno século 21?.Para completar o fardo, até o presidente da CBF, sr. Ricardo Texeira está envolvido em desvio de dinheiro, afinal como será a copa do mundo no Brasil, acho que vão negociar-la e nós brasileiros não vamos perceber.
Com tanta corrupção você já imaginou quanto nós vamos pagar para que exista esta copa e ainda vamos correr o risco de não assistir nem dentro de nossas próprias casas, acho que faltará energia no momento.


SHOW DE TALENTOS

O Grêmio Estudantil Reage Ananete(GERA), promoveu o 2º Show de Talentos, onde os alunos participaram e deram o melhor de se, com a mesa de jurados avaliando os que se destacavam e pontuavam, todo evento foi apresentado pelo Presidente do GERA, Silvio Roque, Vice-Presidente Iranildo e a aluna convidada Laine, assim foram escolhidos atravéz de notas nas apresentações os melhores em criatividade do ano 2011.












POLYANE- finalista da I OLIMPIADA MUNICIPAL DE LINGUA PORTUGUESA


A aluna Polyane, foi destaque na I Olimpiada Municipal e é destaque como seminarista nos seminários e projetos apresentado pela instituição, feitio inédito para A Escola Ananete, a referida aluna rancou o 1º lugar na Olimpiada no gênero crônica. Vale ressaltar que das (5) semi-finalistas, (4) se classifacaram para final de cada gênero.

Em breve o texto:

ELAINE- finalista da I Olimpiada Municipal de Lingua Portuguesa



JOSEFA LAIS - Finalista da I Olimpiada Municipal de Lingua Potuguesa

A aluna Laís concorreu no gênero Memórias Literárias e ficou com 3º lugar da olimpíada.

Confira abaixo o texto:
O Sertão Meu Lugar
Ao meus olhos, ouço os pássaros a cantar, sinto uma brisa leve vindo a mim tocar, é assim que acordo todos os meus dias, neste lugar radiante, que tenho tantas alegrias.
O sertão é uma região com uma grande diversidade de animais encontrada principalmente na caatinga, um paraíso natural, as pessoas aqui são humildes, trabalhadoras e honestas, muitas vivem no campo dependendo da agricultura, da caça e da pesca, o clima predominante seco, com poucas chuvas aí vem o desmatamento que o homem faz e aqui não tem fiscalização, a observação aqui é pouca, os caçadores matam sem dó, os animais acabam extintos e tudo fica cada vez pior, mas existem coisas boas, as áreas preservadas, que deixam o sertão mais bonito e menos prejudicado, por isso viver no sertão é lutar e vencer todos os dias.
Estava conversando com um senhor muito conhecido, o seu Noel, homem trabalhador que viveu sua vida inteira aqui no sertão nordestino. Após três perguntas, não precisei perguntar mais nada, as memórias de seu Noel, vieram à tona e ele passou a contá-las: dizia ele...
_Quando eu era criança, brincava com outros meninos de gangorra, badoque, bom muitas vezes pegava brigas e chegava a jogar pedras e a baliar de badoque, aí veio o tempo de rapaz quando eu saía montado em um jumento bravo, enroscava minhas pernas na barriga dele e saia estrada à fora, ia para o mato, apanhar coco, uma vez eu fui e esbarrei em um cipó, acabei quebrando o braço e era assim... Com o passar dos anos veio a primeira namorada, era uma prima minha, hoje mora no Manarí, está velha, foi bom mas passou.
No ano do 1950 encontrei Luíza, e em 1951 casei com ela, nessa época teve uma grande seca aqui no sertão, e eu deixei ela em casa e fui para São Paulo trabalhar e de lá mandava dinheiro para ela, que já estava no Sul com a família, no ano de 1953 voltei de São Paulo e a seca já tinha passado, foi daí que construimos nossa família onde tivemos 06 filhos.
Hoje estou velho e não tenho mais a coragem que já tive antes, mais se me perguntar se sinto saudades do passado, digo: jamais, pois agora estou rico a vista de antes e muito feliz com o que tenho hoje.
Quando ele acabou de falar, as imagens da vida de seu Noel ficaram detalhadas em minha mente, passei a ver a vida de um outro jeito, pois a sabedoria de seu Noel e a sua imagem de batalhador do sertão criou em mim muito orgulho.

CALENDÁRIO ANANETE - 2012





A Escola Ananete lança o calendário 2012, onde seu intuito é mais uma vez divulgar o trabalho que está sendo feito diante do alunado, neste calendário existe um mosaico com fotografias dos eventos que foram realizados na referida escola, o calendário será entregue no dia 23/12 no encontro de encerramento do ano letivo 2011, neste momento além do lançamento do calendário a escola estará promovendo uma retrospectiva de toda a sua trajetória dos de anos anteriores e do ano em curso, vale apena conferir.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Maria Heloisa- finalista da I OLIMPIADA MUNICIPAL DE LINGUA PORTUGUESA



A referida aluna fez parte na final da OLIMPIADA, onde concorreu no gênero memória literária, segue abaixo a memória escrita que teve o seguinte tema:


UM GRANDE NORDESTINO

Pessoas que vivem plantando, colhendo, vida de sofredor, que nos deixa cansados, muitas vezes sem dormir. O nordestino com todas as dificuldades é feliz, pôs sustenta sua família e faz tudo que pode para conquistar algo na vida, pensam sempre em seus filhos, para que possam lhes dar uma vida dígina.
Quando vejo uma pessoa com uma enxada nas costas e com trajes simples, sei que irão trabalhar, para que possam arranjar melhores condições de vida, que possam viver com mínimo de conforto e sem que lhes faltem nada, trabalham em roças, fazem calos nas mãos, contudo, vivem bem, não temem a nada, em horas de descansos não perdem a oportunidade de confraterniza-sem com a família, com parentes e amigos, pôs, apesar da árida realidade do nosso cotidiano, guardam em sua tradição os valores da hospitalidade e da fraternidade, tal como os seus ancestrais.
um grande homem, vivia trabalhando para ter um pouco de conforto, e para que pudesse sustentar sua família, andava de jumento, vivia na roça plantando e colhendo, e sem dúvidas vivendo.
Certa vez contou-me seu José Cardoso que andava para a Paraíba, que no tempo era sertão ia comprar rapadura para arranjar dinheiro, passava três ou mais dias nas estradas, apenas com água, farinha, queijo e rapadura, apesar de tudo o seu grande sofrimento valeu apenas, pôs conseguiu sustentar sua família que aliás era muito grande, sofreu muitos e muitos anos andando para lá, de jumento e burro. Um homem que andou por esse sertão afora e que se tornou sem dúvida um grande nordestino, apesar de tudo lutou até o seu último momento de vida.
Em fim, sabemos que todos passamos por momentos difíceis, mas nunca igual aqueles que passam noites de sono, como seu José contou-me, trabalhando ou viajando sabe-se lá para onde.
Assim como o bravo e forte José Cardoso, um grande nordestino, que superou grandes e pequenas barreiras.

OBS: Memória baseada na história de vida real de meu bisavô José Cardoso da Silva, contada por minha mãe Maria Alexsandra da Silva.